Terremoto nas Filipinas deixa ao menos 69 mortos
Abalo sísmico destruiu prédios em Cebu, deixou dezenas de feridos e mobilizou equipes de resgate em busca de desaparecidos
Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu o centro das Filipinas e deixou ao menos 69 mortos, segundo balanço atualizado nesta quarta-feira (1º) pelas autoridades. O tremor ocorreu na noite de terça-feira, com epicentro no norte da ilha de Cebu, perto da cidade de Bogo, que tem cerca de 90 mil habitantes. Hospitais ficaram lotados com dezenas de feridos. No Hospital Provincial de Cebu, pacientes foram atendidos do lado de fora por precaução, já que centenas de tremores secundários foram registrados durante a madrugada. Equipes também transportavam corpos em caminhonetes para necrotérios locais.
“Muitas pessoas ficaram presas nos escombros”, afirmou Rafaelito Alejandro, vice-diretor da Agência de Defesa Civil, ao anunciar a elevação do número de mortos. Histórias de sobreviventes revelam a dimensão da tragédia. Richard Guion, de 39 anos, foi resgatado com o braço enfaixado ao lado da esposa, que fraturou o pé. O filho do casal, de 17 anos, escapou porque estava fora de casa no momento do desabamento. “Quando aconteceu, eu o chamei. Felizmente, ele não me obedeceu e ficou do lado de fora”, contou.
A cidade de Bogo foi a mais atingida, com 30 mortos e mais de 180 feridos. Outros 39 óbitos foram confirmados em municípios vizinhos. Imagens compartilhadas por moradores mostram, por exemplo, o desabamento do campanário de uma igreja na ilha de Bantayan. “Ouvi um forte estrondo e vi as pedras caírem. Por sorte, ninguém se feriu”, relatou Martham Pacilan, 25 anos.
Na capital provincial, Cebu City, a 100 km do epicentro, prédios também sofreram danos. Jayford Maranga, 21, se abrigou sob uma mesa de restaurante quando parte do teto de metal de um shopping desabou. “Foi como se a Terra parasse de girar”, disse. As equipes de resgate enfrentam dificuldades com a escuridão e os mais de 370 abalos secundários. “Pode haver pessoas presas sob os escombros em San Remigio e Bogo, mas ainda não sabemos quantas”, afirmou Wilson Ramos, responsável provincial de resgate. O governo local pediu reforço de médicos voluntários.
Um bombeiro de San Fernando relatou a intensidade do tremor: “Vimos nosso armário se movendo de um lado para o outro. Ficamos atordoados, mas estamos bem”, disse Joey Leeguid. As Filipinas estão localizadas no Círculo de Fogo do Pacífico, região de intensa atividade sísmica que se estende do Japão ao Sudeste Asiático e chega à costa oeste das Américas, onde terremotos são frequentes.
*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Américo


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.