Todos os voos nos Estados Unidos são cancelados após falha no sistema

FAA, empresa que administra o tráfego aéreo nos EUA, ordenou que as companhias aéreas suspendam todas as partidas domésticas até às 9h (11h de Brasília)

  • Por Jovem Pan
  • 11/01/2023 10h59 - Atualizado em 11/01/2023 12h09
Stefani Reynolds / AFP voos cancelados nos EUA FAA ordenou que todos os voos permaneçam em solo até às 9h (11h em Brasília)

Todos os voos nos Estados Unidos foram cancelados nesta quarta-feira, 11, após uma falha no sistema da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). “Ordeno que as companhias aéreas suspendam todas as partidas domésticas até as 9h (11h de Brasília) para permitir que a agência valide a integridade das informações do voo”, escreveu a FAA em nota oficial. Como relatado no Twitter, a administradora realizou verificações de validação e reiniciou o sistema para normalizar o tráfego. Depois de especificar que há voos afetados pela falha em todo o espaço aéreo, a FAA explicou que vai atualizar as informações disponíveis à medida que avançar em seu trabalho. O secretário de transporte, Pete Buttigied, informou que entrou em contato com a FAA e notificou que “a empresa está trabalhando para resolver esse problema com rapidez e segurança para que o tráfego possa retomar as operações normais”, acrescentando que vão continuar fornecendo atualizações. De acordo com uma empresa de rastreamento, a FlightAware, mais de 90 voos foram cancelados e 1.100 foram adiados. A Casa Branca declarou, por sua vez, que não há sinal de um ataque cibernético “neste momento”, acrescentando que o presidente Joe Biden foi informado sobre a paralisação. “O presidente foi informado pelo secretário de Transporte esta manhã sobre a interrupção do sistema da FAA. Não há evidências de um ataque cibernético neste momento, mas o presidente instruiu o DOT a conduzir uma investigação completa sobre as causas. A FAA fornecerá atualizações regulares”, tuitou a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre, referindo-se ao Departamento dos Transportes.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.