Tóquio implementa semana de trabalho de quatro dias para incentivar natalidade

Dados de 2022 revelam que o Japão teve apenas 727.277 nascimentos, resultando em uma taxa de fertilidade de 1,2, bem abaixo do índice de 2,1 necessário para manter a população estável

  • Por da Redação
  • 11/12/2024 15h09
  • BlueSky
EFE/EPA/FRANCK ROBICHON Tóquio (Japão), 30/08/2024.- Pedestres caminham segurando guarda-chuvas sob chuva no cruzamento de Shibuya em Tóquio, Japão, 30 de agosto de 2024. O rio Tama atingiu o nível 4 de 5 na escala de risco de inundação no início do dia. O tufão Shanshan se moveu lentamente e trouxe chuvas fortes intermitentes não apenas para Kyushu e Shikoku, mas também para a área de Kanto, na região de Tóquio. A Agência Meteorológica do Japão continuou a pedir às pessoas que permanecessem vigilantes para deslizamentos de terra, inundações e aumento do nível das águas nos rios. Apesar do enfraquecimento, o tufão, que deve chegar a Tóquio em 31 de agosto, traz chuvas fortes até mesmo na cidade devido ao ar quente e úmido que flui no sentido horário. (deslizamiento de tierras, Japón, Tokio) Além dessas iniciativas, o governo tem promovido uma série de políticas voltadas para a crise populacional, como a ampliação da licença-paternidade

O governo da capital japonesa, Tóquio, está se preparando para introduzir uma nova política que permitirá aos servidores públicos trabalharem apenas quatro dias por semana, a partir de abril. Essa iniciativa visa apoiar jovens casais e, ao mesmo tempo, tentar reverter a queda nas taxas de natalidade, que atingiram níveis alarmantes no Japão. A governadora Yuriko Koike destacou que essa mudança proporcionará maior flexibilidade aos funcionários, permitindo que eles tirem três dias de folga semanalmente.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os dados de 2022 revelam que o Japão teve apenas 727.277 nascimentos, resultando em uma taxa de fertilidade de 1,2, bem abaixo do índice de 2,1 necessário para manter a população estável. Essa situação crítica levou o governo a buscar soluções para incentivar o aumento da natalidade, incluindo a implementação de políticas que favoreçam a vida familiar e profissional dos cidadãos.

Outra medida anunciada pelo governo japonês é a possibilidade de os pais de crianças do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental trocarem parte de seus salários por uma jornada de trabalho reduzida. Essa estratégia visa facilitar a conciliação entre a vida profissional e as responsabilidades familiares, permitindo que os pais saiam mais cedo do trabalho para cuidar de seus filhos.

Além dessas iniciativas, o governo tem promovido uma série de políticas voltadas para a crise populacional, como a ampliação da licença-paternidade para os homens. A expectativa é que a adoção da semana de trabalho de quatro dias não apenas melhore a qualidade de vida dos funcionários, mas também ofereça mais tempo para que se dediquem à educação e ao cuidado de suas famílias, contribuindo assim para um futuro mais promissor em termos de natalidade.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.