Tranquilidade reina nas ruas de Teerã após dias de distúrbios
A tranquilidade reinou nesta quinta-feira nas ruas de Teerã, depois que as autoridades iranianas deram por finalizado os protestos antigovernamentais, enquanto outras cidades foram palco de manifestações de apoio ao regime.
As principais avenidas e praças da capital, incluídas aquelas como Enghelab, palco de distúrbios nos últimos dias, não tiveram problemas hoje, segundo constatou a Agência Efe.
O comandante em chefe dos Guardiães da Revolução do Irã, o general Mohamad Ali Jafari, anunciou ontem o “fim da sedição”, em referência aos protestos contra as políticas econômicas do Governo que começaram na quinta-feira.
Cerca de 20 pessoas morreram nos seis dias de protestos e mais de mil manifestantes foram detidos.
O ministro do Interior iraniano, Abdulreza Rahmani Fazli, minimizou hoje a importância dessas manifestações antigovernamentais e cifrou em um máximo de 42 mil os participantes.
“O motivo da continuação dos pequenos protestos em algumas províncias se deveu à tolerância das autoridades”, disse o ministro, que também denunciou uma conspiração dos “inimigos” do Irã para debilitar o país.
Em resposta a estas manifestações, dezenas de milhares de iranianos tomaram as ruas de algumas cidades ontem e hoje para expressar apoio ao sistema da República Islâmica e condenar os recentes distúrbios.
Os participantes destas marchas levavam bandeiras do Irã e fotografias do líder supremo do país, Ali Khamenei, segundo as imagens divulgadas pela televisão estatal.
A Organização da Promoção Islâmica da província de Teerã convocou também para amanhã, sexta-feira, marchas para condenar os protestos antigovernamentais no centro da capital.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.