Trio conquista prêmio Nobel de Física por pesquisas com laser
O americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland ganharam nesta terça-feira o Prêmio Nobel de Física por suas “invenções no campo da física a laser”, informou a Academia Real das Ciências da Suécia.
Uma metade do prêmio vai para Ashkin pela criação de “pinças ópticas e sua aplicação em sistemas biológicos”. A outra será dividida entre Mourou e Strickland pelo “método para gerar impulsos ópticos ultracurtos e de alta intensidade”, que abriram “novas áreas de pesquisa e levaram a muitas aplicações industriais e médicas”.
Ashkin nasceu em 1922, em Nova York, e fez doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Mourou nasceu em na cidade francesa de Albertville em 1944 e cursou doutorado na Universidade de Paris, em Orsay, enquanto Stirckland nasceu em 1959 em Guelph, no Canadá, e trabalha atualmente na Universidade de Waterloo, em Ontário.
BREAKING NEWS⁰The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the #NobelPrize in Physics 2018 “for groundbreaking inventions in the field of laser physics” with one half to Arthur Ashkin and the other half jointly to Gérard Mourou and Donna Strickland. pic.twitter.com/PK08SnUslK
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 2, 2018
O prêmio de Medicina abriu, na segunda (1), a rodada de anúncios da atual edição do prestigiado prêmio – o americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo ganharam por seus estudos de tratamentos contra o câncer.
Cada um dos prêmios inclui uma remuneração de 9 milhões de coroas suecas (R$ 4 milhões), quantia que será repartida caso duas ou mais pessoas sejam premiadas.
A atual edição do Nobel é atípica, já que não será entregue o prêmio de Literatura, suspenso até o ano que vem pelo escândalo que rodeia a Academia Sueca, a instituição que o concede.
A decisão foi tomada depois que um jornal publicou em novembro a denúncia de 18 mulheres por abusos contra uma pessoa posteriormente identificada como Jean-Claude Arnault, artista francês vinculado à Academia através de seu clube literário e marido de uma das integrantes da instituição, Katarina Frostenson. Arnault foi condenado na segunda-feira a dois anos de prisão por um tribunal de Estocolmo.
Os prêmios Nobel são entregues no dia 10 de dezembro, data que coincide com o aniversário da morte de seu fundador, o inventor sueco Alfred Nobel.
*Com informação da Agência EFE.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.