Tripulantes estavam dormindo durante incêndio em barco que matou 34 pessoas
Segundo relatório, os seis tripulantes da embarcação estavam dormindo quando barco começou a pegar fogo
Os seis integrantes da tripulação do barco que pegou fogo no litoral da Califórnia, no qual 34 pessoas morreram, dormiam quando começou o incêndio, segundo uma investigação preliminar que aponta que não havia nenhum vigilante noturno acordado na embarcação.
“No momento do incêndio, cinco membros da tripulação estavam dormindo atrás da cabine e um membro da tripulação estava dormindo nos quartos de beliches”, informa o relatório preliminar da Junta Nacional de Segurança de Transporte (NTSB, em inglês).
As autoridades disseram anteriormente que o barco deveria contar com um vigilante noturno para alertar outros companheiros e passageiros sobre possíveis perigos.
O acidente ocorreu no dia 2 de setembro, quando a embarcação recreativa de mergulho Conception pegou fogo perto da ilha de Santa Cruz, na Califórnia, com 39 pessoas a bordo, das quais 34 morreram – o corpo do último desaparecido foi resgatado na quarta-feira (11) pelas autoridades.
O relatório da NTSB contradiz as informações anteriores, que assinalavam que os cinco sobreviventes da tragédia, todos eles tripulantes, estavam acordados quando o fogo começou e se jogaram ao mar.
De acordo com esse documento oficial, um tripulante acordou devido a um barulho e descobriu o fogo, depois chamou os demais companheiros e o capitão, que alertou a Guarda Litorânea. Nesse instante, tentaram entrar nos camarotes onde o resto dos passageiros dormia, mas todos os acessos estavam envolvidos por chamas e impossibilitavam o resgate.
Sobre os motivos da explosão, a NTSB afirma que três membros da tripulação negaram a existência de problemas mecânicos ou elétricos. Além disso, alguns dos tripulantes admitiram que não contavam com a capacitação adequada para agir em uma emergência.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.