Tropas russas chegam a Kharkiv e afirmam ter tomado controle de cidade no sul da Ucrânia

Governo ucraniano afirma que praticamente não restam áreas não atingidas por projéteis de artilharia na segunda maior cidade do país; já foram registrados ao menos dez mortos e 35 feridos

  • Por Jovem Pan
  • 02/03/2022 07h33 - Atualizado em 02/03/2022 11h33
Sergey BOBOK / AFP Kharkiv - Ucrânia Bombeiros trabalham para conter um incêndio no complexo de edifícios que abriga o serviço de segurança regional SBU de Kharkiv e a polícia regional, supostamente atingido durante recente bombardeio pela Rússia, em Kharkiv nesta quarta-feira, 2

Tropas da Rússia desembarcaram em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, no leste do país, na madrugada desta quarta-feira, 2. Na redes sociais, o Ministério da Defesa da Ucrânia publicou um vídeo com registros do ataque realizado na região, atingindo um prédio do departamento de polícia. A Pasta ainda criticou o Kremlin, ironizando o discurso de disposição para negociar e retomada da paz: “Míssil russo atinge o prédio da Polícia Nacional em Kharkiv. É assim que se parece a ‘paz russa'”. A informação da chegada russa à Kharkiv também foi divulgada pelo exército em um comunicado pelo Telegram: “Tropas aéreas russas desembarcaram em Kharkiv e atacaram um hospital”.  O russos ainda anunciaram nesta quarta que tomaram o controle de Kherson, cidade que fica no sul da Ucrânia.

Ao menos dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas durante o bombardeio russo. Segundo o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Geraschenko, o principal alvo do ataque era a sede do governo regional. O número de vítimas também foi apontado por Geraschenko. Ainda há registros dos serviços de emergência ucranianos de ataques contra a sede da Polícia Nacional, a uma universidade, ao Centro Médico Clínico Militar da Região Norte e a um prédio residencial. 21 veículos e 90 pessoas trabalham no controle de incêndios e no atendimento às vítimas. Segundo autoridades ucranianas, um hospital em Kharviv também teria sido atingido pelo ataque russo.

Kharkiv possui 1,4 milhão de habitantes e está próxima da fronteira e possui uma grande população de língua russa. A cidade foi alvo de bombardeios na última terça-feira, com civis entre as vítimas – o que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu como “crimes de guerra”. “Praticamente não restam áreas em Kharkiv que não foram atingidas por projéteis de artilharia”, afirmou um assessor do ministério do Interior, Anton Gerashchenko. Já Kherson possui de 290.000 habitantes e está situada na foz do rio Dnieper, no Mar Negro. A cidade já estava cercada há dias.

Kherson é a primeira cidade de tamanho considerável que a Rússia afirmou ter tomado, enquanto Moscou intensificou seu bombardeio letal de grandes centros populacionais. Apesar da afirmação da Rússia, de acordo com a agência Reuters, os ucranianos contestam a informação e dizem que estão lutando na cidade. “A cidade não caiu, nosso lado continua defendendo”, disse o conselheiro, Oleksiy Arestovych. Com Moscou tendo falhado em seu objetivo de derrubar rapidamente o governo da Ucrânia, depois de quase uma semana, os países ocidentais estão preocupados que o Kremlin esteja mudando as táticas para atuar com muito mais violência na invasão de cidades que esperava tomar facilmente. Dentre os principais sinais do aumento da violência estaria o ataque a Kharviv (confira vídeos abaixo).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.