Trump afirma que espera alcançar acordo ‘muito substancial’ com Reino Unido

Presidente dos Estados Unidos se reuniu nesta terça-feira (4) com a primeira-ministra britânica, Theresa May

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2019 10h15 - Atualizado em 04/06/2019 10h17
Agência EFE O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu nesta terça-feira (4) com a primeira-ministra britância, Theresa May O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu nesta terça-feira (4) com a primeira-ministra britância, Theresa May

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (4) que espera alcançar um acordo comercial “muito substancial” com o Reino Unido, depois que ocorrer o Brexit. O republicano se reuniu nesta manhã com a primeira-ministra britânica, Theresa May, em seu segundo dia de visita a Londres.

May abriu a discussão falando sobre a intenção de garantir um “acordo de comércio bilateral” com os estados unidos, algo que a o reino unido tenta fazer enquanto negocia o Brexit. A primeira-ministra também destacou “a grande associação” que já une os dois países, com uma troca comercial cifrada em US$ 240 bilhões em 2018.

Ela lembrou, no entanto, isso “pode ser ampliado”, sobretudo com um futuro pacto bilateral de livre-comércio. “Aprecio muita a relação que tivemos”, disse, por sua parte, Trump no seu breve discurso de abertura, antes de acrescentar: “Acredito que teremos um acordo comercial muito, muito substancial”.

Participaram da reunião, entre outros, o príncipe Andrew, duque de York; os ministros britânicos de Economia, Philip Hammond, e de Comércio Internacional, Liam Fox; o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e seu homólogo do Tesouro, Steven Mnuchin, além de Ivanka Trump, filha do presidente.

Por parte das empresas, estiveram presentes representantes da BAE Systems, da GSK, do Barclays e das energéticas National Grid e Reckitt Benckiser, enquanto, pelos EUA, participaram executivos de JP Morgan Chase, Lockheed Martin, Goldman Sachs International, Bechtel e Splunk.

O boneco inflável que representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, batizado de 'Baby Trump'

O boneco inflável que representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, batizado de ‘Baby Trump’ (Créditos: Agência EFE)

Manifestações contra Trump

Perto do parlamento britânico, manifestantes protestaram contra a presença do presidente Donald Trump no país. Eles voltaram a usar um balão inflável que representa trump de fraldas e que foi batizado de ‘Baby Trump’.

O boneco já tinha sido utilizado na primeira viagem do republicano ao reino unido.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.