Trump ameaça fechar permanentemente fronteira com o México
Donald Trump ameaçou, nesta segunda-feira (26), fechar a fronteira com o México, caso o país não mande “os imigrantes de volta para casa”. O presidente dos Estados Unidos ainda pediu para que o Congresso financie a construção do muro na fronteira entre os dois países, algo que ele defende desde a sua campanha eleitoral.
“O México deveria mover os imigrantes, muitos dos quais são criminosos, de volta para seus países. Faça-o de avião, de ônibus, do jeito que você quiser, mas eles NÃO entrarão nos EUA. Vamos fechar a fronteira permanentemente, se necessário. Congresso, financie o MURO!”, escreveu no Twitter.
Mexico should move the flag waving Migrants, many of whom are stone cold criminals, back to their countries. Do it by plane, do it by bus, do it anyway you want, but they are NOT coming into the U.S.A. We will close the Border permanently if need be. Congress, fund the WALL!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 26, 2018
O governo dos Estados Unidos fechou o posto de fronteira de San Ysidro, entre as cidades de San Diego e Tijuana (México), neste domingo (25). A decisão foi tomada depois de centenas de migrantes da América Central furarem bloqueio da polícia mexicana para entrar ilegalmente no país. A polícia acabou usando gás lacrimogênio contra a multidão e houve tumulto.
O Escritório de Alfândegas e Proteção de Fronteira (CBP, em inglês) informou nas redes sociais sobre o fechamento da passagem, uma das mais transitadas do mundo.
Na segunda-feira passada, as autoridades americanas fecharam a mesma passagem diante das informações que indicavam que alguns dos membros da caravana – que saiu de Honduras e chegou a Tijuana – tinham a intenção de entrar à força nos EUA, segundo confirmaram a fontes do CBP.
*Com informações da Agência EFE.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.