Trump anuncia libertação de americano preso na Venezuela desde 2016

  • Por Agência EFE
  • 26/05/2018 15h23
Agência EFE "Os cidadãos de Utah ficarão muito felizes!", escreveu Trump

O presidente americano, Donald Trump, anunciou neste sábado (26) a libertação de Joshua Holt, um cidadão americano que esteve preso na Venezuela desde 2016.

“Boas notícias sobre a libertação do refém americano da Venezuela. Deve aterrissar em D. C. nesta tarde e estar na Casa Branca, com sua família, por volta das 7h pm (20h, em Brasília). Os cidadãos de Utah ficarão muito felizes!”, escreveu Trump em sua conta do Twitter.

Fontes da embaixada dos EUA em Caracas explicaram à Agência Efe que o senador republicano Bob Corker, que se reuniu nesta semana com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, também se encontrou com Holt durante sua visita à capital da Venezuela.

Holt, um mórmon natural de Utah, viajou para a Venezuela em junho de 2016 para se casar com Thamara Holt, uma venezuelana que conheceu pela internet, e ficou para viver temporariamente no país enquanto esperava a emissão dos vistos para viajar para os EUA.

Duas semanas depois do casamento, as autoridades venezuelanas os detiveram na sua casa onde viviam, e o então ministro de Interior e Justiça, Gustavo González López, disse que na batida foram encontrados rifles e munição, uma granada e mapas detalhados de Caracas.

Holt esteve envolvido em 18 de maio em um motim na sede dos Serviços Bolivarianos de Inteligência (Sebin) que se prolongou por várias horas e desde onde ligou para sua mãe, Laurie Moon Holt, que disse que o filho temia pela sua vida.

Esse motim desencadeou várias reivindicações por parte de funcionários americanos em Caracas para visitar Holt e poder certificar que não corria perigo vida.

Por outro lado, depois do pleito eleitoral na Venezuela de domingo, os EUA exerceram uma intensa pressão diplomática contra o país sul-americano, que resultou em expulsões recíprocas de representantes de ambos países.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.