Trump anuncia oleoduto dos EUA para o México que “passará por baixo do muro”

  • Por Agência Brasil
  • 29/06/2017 22h48
MEX10. CIUDAD DE MÉXICO (MÉXICO), 25/01/2017.- Fotografía del 31 de agosto de 2016 del presidente de Estados Unidos, Donald Trump, durante su visita a México como candidato presidencial Republicano, en la casa presidencia de Los Pinos de Ciudad de México. Trump firmó hoy, miércoles 25 de enero de 2017, la orden ejecutiva que niega los fondos federales a las llamadas "ciudades santuarios", que protegían la deportación a los indocumentados. EFE/ARCHIVO/Jorge Núñez EFE/ARCHIVO/Jorge Núñez "O governo acaba de aprovar a construção de um oleoduto com o México, que impulsionará ainda mais as exportações de energia americana", disse Trump em uma conferência no Departamento de Energia dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (29) a construção de um oleoduto para exportar petróleo ao México, perto da cidade de Peñitas, no Texas, e que “passará por baixo do muro” que ele prometeu construir na fronteira entre os dois países. A informação é da EFE.

“O governo acaba de aprovar a construção de um oleoduto com o México, que impulsionará ainda mais as exportações de energia americana”, disse Trump em uma conferência no Departamento de Energia dos EUA. Ele informou que o equipamento “passará justamente por baixo do muro”, em referência à sua polêmica promessa eleitoral de construir uma barreira na fronteira com o México.

Trump não ofereceu mais detalhes da situação nem do percurso do novo oleoduto, ainda que posteriormente o Departamento de Estado tenha informado que se trata do oleoduto de New Burgos, que cruzará a fronteira e permitirá transportar 108.000 barris de petróleo por dia.

O anúncio foi feito durante um discurso em que o presidente defendeu a “revolução energética” que, segundo ele, os EUA estão vivendo sob o seu governo com a supressão da excessiva carga de regulamentos aplicados por seu antecessor, Barack Obama.

“Estamos iniciando uma era dourada para a energia americana”, acrescentou Trump, que reiterou a sua intenção de revitalizar o setor do carvão e impulsionar a energia nuclear.

O governante americano terá oportunidade de comentar este novo oleoduto na próxima semana na Cúpula do G20, que será realizada em Hamburgo (Alemanha) e no qual Trump terá um encontro bilateral com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, segundo anunciou a Casa Branca.

A reunião entre Trump e Peña Nieto será a primeira entre ambos, e em um momento de tensões bilaterais pela controversa promessa de construção do muro e pela intenção do presidente americano de que o México arque com as contas, algo a que se opôs taxativamente o governo mexicano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.