Em ‘período difícil’ com a China, Trump não descarta romper acordo comercial

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2020 11h36
EFE/EPA/JIM LO SCALZO Trump ainda afirmou que tomará uma decisão definitiva sobre o financiamento à Organização Mundial da Saúde (OMS) em breve

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (8) que os Estados Unidos passam por um “período difícil” na relação com a China. As duas maiores economias do mundo estão vivendo dias de tensão diplomática após Washington ter elevado o tom contra o país asiático, responsabilizando-o pela pandemia da Covid-19.

Em entrevista à Fox News, Trump disse que ainda não decidiu o que fazer com a China, mas não descartou a possibilidade de romper o acordo comercial firmado com Pequim em janeiro. “A China fez uma coisa terrível, mas pode não ter sido de propósito”, ponderou o líder da Casa Branca.

Trump ainda afirmou que tomará uma decisão definitiva sobre o financiamento à Organização Mundial da Saúde (OMS) em breve. O envio de verbas dos EUA à entidade foi suspenso após Trump acusá-la de “sinocentrismo”.

O presidente americano defendeu o relaxamento da quarentena e disse que alguns Estados do país devem reabrir a economia ainda mais rápido do que se pensa. “As pessoas querem voltar a trabalhar, e não estão pedindo muito. Não podemos fechar o nosso país por dois anos. Nossa economia está reabrindo, mas temos respiradores para vencer o coronavírus”, afirmou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.