Trump critica China por aumento de relações comerciais com a Coreia do Norte

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/07/2017 09h39 - Atualizado em 05/07/2017 09h39
  • BlueSky
WAS01 WASHINGTON DC (ESTADOS UNIDOS) 11/04/2017.- El presidente estadounidense, Donald J. Trump, participa en un debate sobre políticas y estrategia con presidentes de compañías en la Biblioteca del Departamento de Estado en Washington DC (Estados Unidos) hoy, 11 de abril de 2017. EFE/Olivier Douliery / Pool EFE/Olivier Douliery Trump também sugeriu que pode interromper acordos comerciais com "países que não ajudam" os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a China pelo aumento das relações comerciais do país com a Coreia do Norte e sugeriu que os esforços para estreitar as relações com o governo chinês não foram válidos.

Em mensagem postada em seu Twitter, Trump também sugeriu que pode interromper acordos comerciais com “países que não ajudam” os EUA.

“Os Estados Unidos fizeram alguns dos piores acordos comerciais na história do mundo. Por que deveríamos seguir com esses acordos com países que não nos ajudam?”, escreveu, e logo seguiu: “O comércio entre a China e a Coreia do Norte cresceu quase 40% no primeiro trimestre. Parece que não valeu a China trabalhar conosco – mas tivemos de tentar!”, completou.

Os comentários do presidente norte-americano ocorrem um dia após a Coreia do Norte ter realizado um teste de míssil balístico que chegou ao Mar do Japão. O líder do país, Kim Jong-un, disse que a ação foi um “pacote de presentes” no Dia da Independência dos EUA.

Como resposta à ofensiva norte-coreana, EUA e Coreia do Sul realizaram um teste conjunto de míssil balístico nesta madrugada no Mar do Leste. Segundo o Exército americano, esse teste afirma o “rígido compromisso” americano em defender a Coreia do norte das “ações ilegais” de Pyongyang.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.