Trump diz que não haverá mais acordo para ajudar jovens imigrantes
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse neste domingo (1) que não haverá mais acordo para ajudar os chamados “dreamers” – jovens imigrantes levados ilegalmente ao território americano quando ainda eram crianças. Em publicação no Twitter, Trump também ameaçou deixar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) se o México não fizer mais para impedir que mexicanos cruzem a fronteira com os EUA.
“Não haverá mais acordo para o Daca!”, publicou Trump no Twitter, uma hora depois de desejar “Feliz Páscoa!” a seus seguidores. Daca é o nome do programa do ex-presidente Barack Obama que protege de deportação jovens imigrantes levados ao país quando eram crianças. Trump anunciou em 2017 que acabaria com o programa, mas deu prazo de seis meses para que o Congresso chegasse a uma solução legislativa para o assunto. Não houve um acordo até agora, e Trump culpa os democratas por isso
“Muitas pessoas estão vindo para o país porque querem tirar proveito do Daca”, escreveu Trump embora ainda não esteja claro o que ele quis dizer com a afirmação. O programa concede vistos de trabalho para aqueles jovens imigrantes, mas o Departamento de Segurança Interna dos EUA não está emitindo novos vistos, embora os existentes possam ser renovados. Aqueles que quisessem participar do Daca tinham um período para se inscrever, e o programa não está mais aberto a novos participantes.
Alguns republicanos criticaram o tom das mensagens de Trump. “Um verdadeiro líder mantém e oferece esperança, não tira a esperança de crianças inocentes que consideram a América seu lar Lembre-se, hoje é domingo de Páscoa”, publicou também no Twitter o governador de Ohio, John Kasich, que disputou com Trump a nomeação do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2016.
Trump disse que o México precisa impedir o fluxo de drogas e pessoas para os EUA, e ameaçou acabar com o Nafta. EUA, Canadá e México estão renegociando o tratado após a insistência de Trump, que considera o acordo comercial ruim para os EUA.
Durante a campanha presidencial de 2016, Trump prometeu construir um muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes ilegais e drogas, mas o Congresso vem agindo mais lentamente do que o presidente gostaria na liberação de verbas para o início da construção. Trump também reclamou no Twitter que agentes que patrulham a fronteira não podem realizar seu trabalho de forma apropriada por causa de “ridículas leis liberais (de democratas)”. Essas leis permitem que imigrantes ilegais apreendidos que não cometeram delitos sejam soltos. O presidente publicou que a situação está ficando mais perigosa e que “caravanas” estão chegando.
As publicações de Trump foram feitas após o programa “Fox & Friends”, da Fox News, dizer que um grupo de 1.200 imigrantes, a maioria de Honduras, estava indo para os EUA. A chamada da Fox dizia: “Caravana de imigrantes ilegais segue para os EUA”. O presidente costuma assistir ao programa pela manhã.
Border Patrol Agents are not allowed to properly do their job at the Border because of ridiculous liberal (Democrat) laws like Catch & Release. Getting more dangerous. “Caravans” coming. Republicans must go to Nuclear Option to pass tough laws NOW. NO MORE DACA DEAL!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 1, 2018
Mexico is doing very little, if not NOTHING, at stopping people from flowing into Mexico through their Southern Border, and then into the U.S. They laugh at our dumb immigration laws. They must stop the big drug and people flows, or I will stop their cash cow, NAFTA. NEED WALL!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 1, 2018
These big flows of people are all trying to take advantage of DACA. They want in on the act!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 1, 2018
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.