Trump exorta democratas a cederem para evitar paralisação do governo

Em encontro com jornalistas, o líder da minoria democrata no Senado afirma que ainda há ‘grandes diferenças’ com os republicanos

  • Por Jovem Pan
  • 29/09/2025 20h16
  • BlueSky
Shawn Thew/EFE/EPA O presidente dos EUA, Donald J. Trump, discursa durante cerimônia em memória dos 24 anos dos atentados de 11 de setembro no Pentágono Donald Trump se reúne com líderes democratas e republicanos para evitar uma paralisação administrativa do governo

Líderes democratas e republicanos mantêm “grandes diferenças” na negociação para evitar uma paralisação administrativa do governo, segundo declarações de ambas as partes a pouco mais de um dia do limite, após manterem uma reunião com o presidente Donald Trump na Casa Branca. Se antes da meia-noite de terça para quarta o Congresso não aprovar um projeto de lei para financiar as operações federais, o governo fechará parcialmente e Washington mergulhará em uma crise política.

“Ainda há grandes diferenças entre nós”, disse o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, a jornalistas após o encontro. “Temos enormes diferenças em saúde”, acrescentou, após pedir a Trump que tome a iniciativa, já que é ele “quem toma decisões”.

Pouco antes de entrar na reunião, Trump havia declarado que os democratas “vão ter que fazer algumas coisas, porque suas ideias não são muito boas”. O governo “caminha para uma paralisação porque os democratas não farão o que é certo. Espero que mudem de opinião, mas veremos”, disse o vice-presidente JD Vance à saída do encontro.

A paralisação administrativa, conhecida como “shutdown”, implica a suspensão de operações não essenciais. Centenas de milhares de funcionários públicos ficarão temporariamente sem salário e o pagamento de muitos benefícios sociais será interrompido. Essas paralisações por falta de orçamento são muito impopulares nos Estados Unidos, e tanto democratas quanto republicanos tentam evitá-las, culpando uns aos outros caso ocorram.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A Casa Branca ameaçou demitir um grande número de funcionários, em vez da prática habitual de simplesmente reter seus salários até que um acordo seja alcançado. Os republicanos propuseram estender o financiamento atual até o final de novembro e debater enquanto isso os assuntos de fundo. Porém, os democratas, praticamente sem poder e afetados pelo desmantelamento de departamentos governamentais inteiros por parte de Trump, buscam aproveitar a situação.

*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.