Governo Trump estuda 2ª injeção de recursos na economia americana
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou nesta quinta-feira (11) que o governo de Donald Trump está avaliando uma segunda rodada de estímulos para os americanos como parte de um pacote de ajuda econômica que o Congresso deve apreciar no próximo mês, em meio à pandemia do novo coronavírus.
Mnuchin disse que debateu com o presidente Donald Trump a proposta de estímulos adicionais, embora ainda não tenha sido tomada uma decisão sobre o benefício. “É algo que estamos considerando seriamente”, afirmou.
O governo e o Congresso estão avaliando qual o valor a ser oferecido nos próximos meses, uma decisão que depende da rapidez com que a economia dos Estados Unidos se recupere nas próximas semanas. Dados recentes, incluindo o relatório de empregos de maio e uma queda constante dos pedidos de seguro-desemprego, sugerem que a recuperação já começou, embora muitos economistas apontem para recuperação longa e lenta.
Mnuchin enfatizou que o alívio econômico na próxima medida deve ser direcionado a indústrias e negócios que enfrentam uma recuperação mais difícil, mas o governo não descarta o auxílio para trabalhadores e famílias em dificuldades, apesar das preocupações de alguns republicanos quanto a gastos adicionais que aumentariam ainda mais os déficits.
O Congresso já forneceu cerca de US$ 3,3 trilhões em gastos e incentivos fiscais, incluindo pacotes de estímulo, empréstimos emergenciais para pequenas empresas e aumento dos seguros-desemprego. Mnuchin disse que é prematuro especular sobre o tamanho do novo pacote. “Antes de voltarmos a gastar mais dinheiro, seja um trilhão de dólares ou mais, queremos ter cuidado ao saber quanto mais precisamos gastar”, afirmou.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.