Trump: ‘O mercado mundial de máscaras e ventiladores está maluco’
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, reconheceu nesta terça-feira (24) a dificuldade de obter suprimentos de saúde cruciais em meio à pandemia de coronavírus, enquanto autoridades estaduais e locais deram o alarme de um sistema de saúde pública que corre o risco de um colapso.
No Twitter, Trump disse: “O mercado mundial de máscaras e ventiladores está maluco. Estamos ajudando os Estados a conseguirem equipamentos, mas não é fácil”.
Algumas autoridades estaduais e locais criticaram a falta de ações federais, dizendo que obrigar localidades a agir por conta própria as faz competir por suprimentos.
No Estado de Nova York, o epicentro do surto norte-americano, o prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, apelou por ventiladores, máscaras e outros equipamentos médicos, já que o número de casos de coronavírus dispara e itens críticos estão escassos.
Autoridades da Califórnia, outro local muito afetado, pediram 50 mil leitos hospitalares adicionais.
Ainda nesta terça-feira, Trump disse que autoridades federais solicitaram 400 ventiladores para a cidade de Nova York e mencionou quatro hospitais temporários sendo preparados no Estado.
Governadores estaduais pediram a Trump que acione a Lei de Produção de Defesa, uma medida que permitiria que o governo dos EUA acelerasse a fabricação. No domingo, o presidente republicano disse que hesita em utilizá-la porque “nacionalizar nossos negócios não é um bom conceito”.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.