Trump: “Se abrirem um julgamento político contra mim os mercados afundam”

  • Por EFE
  • 23/08/2018 09h30
EFE Trump fez estas declarações depois que seu ex-advogado, Michael Cohen, se declarou culpado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (23) que se for aberto um julgamento político contra ele, após as acusações do seu ex-advogado de ter violado as leis de financiamento eleitoral, “os mercados (financeiros) afundariam” e o crescimento econômico seria freado.

“Se sou censurado, os mercados (financeiros) afundariam. Acho que todo o mundo ficaria mais pobre”, afirmou Trump em entrevista à emissora americana “Fox”.

Trump insistiu sobre a boa saúde da economia nos EUA, cujo crescimento no segundo trimestre do ano foi de uma taxa anualizada de 4,1%, o que atribuiu às suas políticas de desregulamento e corte de impostos.

“Não sei como se pode censurar alguém que está fazendo um grande trabalho (…) Seriam vistos números que (vocês) não acreditariam, em retrocesso (se for aberto o julgamento político)”, acrescentou Trump.

O presidente dos EUA fez estas declarações depois que seu ex-advogado, Michael Cohen, se declarou culpado na terça-feira (21) para um juiz federal de Nova York de vários crimes e disse que foi o próprio Trump que lhe pediu que pagasse duas mulheres para comprar seu silêncio durante a campanha eleitoral.

Trump reconheceu estes pagamentos, mas negou que procedessem da sua campanha eleitoral, o que constituiria uma violação das leis de financiamento, e destacou que o dinheiro veio do seu bolso.

A revelação de Cohen instigou as especulações sobre a possibilidade de os democratas abrirem um julgamento político contra Trump se retomarem a maioria da Câmara de Representantes após as eleições legislativas de novembro, mas os líderes da oposição evitaram, por enquanto, fazer promessas sobre esse processo de cassação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.