Tufão deixa ao menos 10 mil desalojados em passagem pelas Filipinas; não há registro de mortos

A passagem de um tufão pelo norte das Filipinas fez com que cerca de 10 mil pessoas fossem retiradas de suas casas, na ilha de Luzon, nesta terça-feira (30). Não há informação de mortes.
Batizado de Yutu, o fenômeno se deslocava a 25 quilômetros por hora no fim da tarde (manhã no Brasil), com ventos que variavam de 125 a 190 km/h, segundo a agência meteorológica local.
O diretor do Centro Nacional de Redução de Desastres do país, Ricardo Jalad, afirmou que está preparado para um grande desastre, mas que a velocidade do tufão tem diminuído.
“Estamos preparados para o pior porque o Yutu tem ventos constantes de 205 km/h e sequências de 245 km/h, mas felizmente perdeu força antes de entrar no país”, afirmou.
O Yutu perdeu força no caminho para o Mar da China Meridional, depois de passar pelas províncias de Isabela, Benguet e La Unión, ao norte de Luzon. Trinta voos foram cancelados na região.
As zonas atingidas são as mesmas que em setembro sofreram com o tufão Mangkhut, o mais poderoso desta temporada, que deixou cerca de 100 mortos e desaparecidos.
*Com informações da Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.