Turistas brasileiros relatam tiros, ‘encapuzados’ e civis com facões ao atravessar fronteira da Venezuela

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2019 13h39 - Atualizado em 25/02/2019 16h24
Agência Brasil Confronto já deixou pelo menos dois mortos na fronteira entre Brasil e Venezuela

Um grupo de 31 turistas brasileiros, que estavam no Monte Roraima, um dos principais destinos de turismo de aventura na Venezuela, atravessou a fronteira para o Brasil na noite deste domingo (24). A operação só foi possível após negociação do Itamaraty.

O grupo estava detido desde que a fronteira entre os dois países foi fechada, na noite da última quinta-feira, 21, por determinação do ditador Nicolás Maduro. Ele quer evitar a entrada de ajuda humanitária oferecida pelo Brasil.

Antes de serem liberados, os turistas passaram por uma inspeção na Guarda Nacional Bolivariana, força policial da Venezuela, e alguns relataram ter ouvido tiros durante horas seguidas e civis encapuzados fazendo uma espécie de barreira.

Os brasileiros conseguiram atravessar com caminhonetes e entraram no Brasil por Pacaraima. Segundo relatos dos turistas, a estrada estava completamente bloqueada por pessoas encapuzadas e algumas utilizavam facões como ameaça aos que tentavam atravessar.

Na chegada ao Brasil, eles foram recebidos pelo Exército brasileiro, que fez inspeção médica em todos e ofereceu refeições. Os conflitos na fronteira durante o final de semana deixaram dois mortos e pelo menos sete feridos, que foram atendidos no Brasil.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.