Turquia afirma que retirada dos EUA de pacto com Irã traz “instabilidade”

  • Por Agência EFE
  • 08/05/2018 18h38
Reprodução/Facebook"A retirada unilateral dos EUA do acordo nuclear é uma decisão que será causa de instabilidade e de novos enfrentamentos", escreveu Kalin

O porta-voz da presidência da Turquia, Ibrahim Kalin, criticou nesta terça-feira (8) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar-se do pacto nuclear com o Irã, por acreditar que trará “instabilidade”.

“A retirada unilateral dos EUA do acordo nuclear é uma decisão que será causa de instabilidade e de novos enfrentamentos”, escreveu Kalin na sua conta oficial no Twitter.

“O acordo, que é multilateral, continuará com os países restantes. A Turquia, que o tempo todo se opôs às armas nucleares, continuará de forma decidida”, acrescentou o porta-voz.

Por sua parte, o ministro de Economia turco, Nihat Zeybekçi, comentou hoje que a retirada americana do pacto pode ser uma “oportunidade” para aumentar os negócios com o Irã.

“Toda situação negativa, toda crise, abriga também oportunidades. Como ministro de Economia devo olhar vários aspectos. Poderíamos falar que, do ponto de vista da Turquia, surgiu uma oportunidade; poderíamos estruturar de novo o volume do nosso comércio”, destacou Zeybekçi em entrevista à emissora “CNNTürk”.

Trump anunciou que retirará os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã e voltará a impor as sanções suspensas durante sua vigência, por considerar que há “provas” de que Teerã mentiu quando disse que seu programa atômico tinha fins pacíficos.