Turquia afirma que retirada dos EUA de pacto com Irã traz “instabilidade”

  • Por Agência EFE
  • 08/05/2018 18h38
Reprodução/Facebook "A retirada unilateral dos EUA do acordo nuclear é uma decisão que será causa de instabilidade e de novos enfrentamentos", escreveu Kalin

O porta-voz da presidência da Turquia, Ibrahim Kalin, criticou nesta terça-feira (8) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar-se do pacto nuclear com o Irã, por acreditar que trará “instabilidade”.

“A retirada unilateral dos EUA do acordo nuclear é uma decisão que será causa de instabilidade e de novos enfrentamentos”, escreveu Kalin na sua conta oficial no Twitter.

“O acordo, que é multilateral, continuará com os países restantes. A Turquia, que o tempo todo se opôs às armas nucleares, continuará de forma decidida”, acrescentou o porta-voz.

Por sua parte, o ministro de Economia turco, Nihat Zeybekçi, comentou hoje que a retirada americana do pacto pode ser uma “oportunidade” para aumentar os negócios com o Irã.

“Toda situação negativa, toda crise, abriga também oportunidades. Como ministro de Economia devo olhar vários aspectos. Poderíamos falar que, do ponto de vista da Turquia, surgiu uma oportunidade; poderíamos estruturar de novo o volume do nosso comércio”, destacou Zeybekçi em entrevista à emissora “CNNTürk”.

Trump anunciou que retirará os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã e voltará a impor as sanções suspensas durante sua vigência, por considerar que há “provas” de que Teerã mentiu quando disse que seu programa atômico tinha fins pacíficos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.