Turquia insiste em seu objetivo de se tornar membro pleno da UE, diz Erdogan

  • Por Agência EFE
  • 26/03/2018 11h26
Divulgação/Presidência da Turquia Divulgação/Presidência da Turquia "Apesar das adversidades, caminhamos para a plena filiação, e esse é nosso objetivo também hoje", disse Erdogan

O objetivo da Turquia continua sendo entrar na União Europeia (UE) como membro de pleno direito, disse nesta segunda-feira o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, antes de partir para a cúpula com os líderes do bloco que acontece durante a tarde na cidade de Varna, na Bulgária.

“Apesar das adversidades, caminhamos para a plena filiação, e esse é nosso objetivo também hoje”, disse Erdogan à imprensa no aeroporto internacional Atatürk, em Istambul.

Segundo o chefe de Estado, foi sob o governo de seu partido, o Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco), que está no poder desde 2002, que a Turquia, que é candidata a entrar na UE desde 1999, mais avançou na aproximação com o bloco comunitário.

“Aprofundamos as relações com a UE e o maior progresso no caminho para a filiação plena aconteceu durante o nosso governo”, ressaltou Erdogan.

Quanto à estagnação atual das negociações de adesão, que de fato estão suspensas e, inclusive, vários países-membros pediram que fossem abandonadas totalmente, Erdogan reconheceu problemas posteriores ao período positivo anterior, “devido a considerações políticas”.

O presidente confirmou que abordará com os líderes europeus o acordo entre UE e Turquia para conter o fluxo de refugiados que chegam à Europa, um pacto que, após dois anos de vigência, conseguiu reduzir em 97% as chegadas irregulares às ilhas gregas, segundo dados do Ministério de Migração da Grécia.

Sobre esse acordo, o presidente turco insistiu em sua crítica que, enquanto a Turquia cumpriu sua parte, que consiste em aceitar de volta os imigrantes que chegaram à Grécia vindos de seu território, a UE ainda não quitou a quantia de dinheiro devida.

A UE iniciou este mês o desbloqueio de uma nova parte desse valor, de 3 bilhões de euros adicionais.

“Lembraremos (aos líderes da UE em Varna) que não aceitamos a aplicação de um critério duplo (em relação à Turquia) e que continuem fazendo a gente esperar”, adiantou o presidente turco.

Não obstante, Erdogan disse que está confiante em um resultado positivo na reunião de hoje em Varna, onde, após ser recebido pelo primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, participará de um jantar com os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk.

“Na última vez, em maio, nos encontramos em Bruxelas e foi muito positivo, tomara que em Varna sigamos adiante”, declarou Erdogan em alusão ao fato de a reunião de hoje ser a primeira cúpula entre UE e Turquia desde maio de 2017.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.