Turquia prende 357 pessoas em operação contra Estado Islâmico

Prisão ocorre um dia após ação contra o EI no noroeste do país, que resultou na morte de três policiais e seis membros do grupo, todos cidadãos turcos

  • Por Jovem Pan
  • 30/12/2025 12h08
  • BlueSky
Foto por ADEM ALTAN / AFP Um soldado patrulha enquanto as operações de busca e resgate continuam no local dos destroços após a queda de um jato executivo com destino à Líbia, que transportava o Chefe do Estado-Maior líbio, General Muhammad Ali Ahmed Al-Haddad, encontrado a 2 quilômetros ao sul da vila de Kesikkavak, no distrito de Haymana, em Ancara, em 24 de dezembro de 2025. O chefe das forças armadas da Líbia e outros quatro passageiros morreram na terça-feira quando seu jato executivo caiu logo após decolar de Ancara, disseram autoridades da capital turca e de Trípoli. Os destroços da aeronave Falcon 50 foram localizados por agentes de segurança turcos no distrito de Haymana, perto de Ancara, disse o Ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya. Um soldado turco durante patrulha 

As forças de segurança da Turquia prenderam 357 pessoas em operações realizadas em 21 províncias contra a organização Estado Islâmico (EI), anunciou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, nesta terça-feira (30).

A operação ocorreu um dia após uma ação contra o EI no noroeste da Turquia, que resultou na morte de três policiais.

“Durante operações simultâneas realizadas nesta manhã por nossas forças policiais em 21 províncias, prendemos 357 suspeitos vinculados ao EI. (…) Nunca demos a menor chance àqueles que tentam colocar este país de joelhos por meio do terrorismo”, declarou o ministro no X.

Após a operação de segunda-feira, um confronto entre a polícia e membros do EI durou várias horas e resultou na morte de seis membros do grupo, todos cidadãos turcos.

Na última quinta-feira, o procurador de Istambul ordenou a prisão de 137 suspeitos de pertencerem ao EI “após relatos de que a organização terrorista EI estaria planejando ataques durante as comemorações de Natal e Ano Novo”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A Turquia, que compartilha uma fronteira de 900 quilômetros com a Síria, teme a infiltração do grupo jihadista, que permanece ativo no país vizinho.

*Com AFP 

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.