Ucrânia afirma que presidente não anunciou data de invasão russa: ‘Erro de interpretação’

Serhiy Nikiforov, porta-voz da Presidência ucraniana, alegou que o mandatário referia-se a uma “data que veio de alguns funcionários do governo”

  • Por Jovem Pan
  • 14/02/2022 21h53
  • BlueSky
Mykhaylo Markiv / The Presidential Administration of Ukraine - 9/11/2020 Presidente da Ucrânia discursa em palanque Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, determinou a convocação dos militares da reserva

O porta-voz da Presidência da Ucrânia, Serhiy Nikiforov, concedeu uma entrevista à NBC News nesta segunda-feira, 14, e afirmou que a fala do presidente Volodymyr Zelensky à respeito de uma possível data para a invasão russa foi mal-interpretada. Segundo o governista, “o presidente [Zelensky] se referia a uma data que foi divulgada pela imprensa. Não é nem uma data oficial, é só uma data que veio de alguns funcionários de governo, um vazamento.” A fala em questão foi dada em um pronunciamento nas redes sociais do presidente ucraniano. Na publicação, o comandante afirmou que dia 16 de fevereiro seria comemorado o Dia da Unidade Nacional.

“O decreto já foi assinado. Neste dia, vamos levantar bandeiras nacionais, colocar fitas amarelas e vermelhas e mostrar ao mundo nossa união. Tudo que queremos é viver felizes, e a felicidade ama os fortes. Nunca soubemos desistir, e não vamos aprender isso agora. Queremos a paz e queremos resolver todas questões exclusivamente através da diplomacia. Donbass e a Crimeia vão retornar à Ucrânia exclusivamente pela diplomacia”, afirmou o presidente Zelensky em discurso, que ressaltou ser vítima de uma intimidação russa e que “a data para uma invasão militar está sendo marcada novamente. […] Estão nos dizendo que o dia 16 de fevereiro será o dia do ataque.”

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.