Ucrânia bombardeira Kherson e deixa ao menos sete mortos e vários feridos

Segundo o comandante da administração cívico-militar da Rússia, Vladimir Leontiev, no local não tinha alvos militares; ele classificou o ataque como ‘ato de terrorismo’

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2022 10h41
REUTERS/Nacho Doce bombardeio ucraniano em Kherson Ao menos 60 pessoas ficaram feridas após ataque ucraniano na Rússia

A Ucrânia bombardeou e matou ao menos sete pessoas e deixou 60 feridas na região de Kherson, ocupada pelo exército da Rússia, nesta terça-feira, 12, informou as forças de ocupação de Moscou. “Há sete mortos e quase 60 feridos no bombardeio ucraniano da cidade de Nova Kakhovka”, sul da Ucrânia, afirmou no Telegram Vladimir Leontiev, comandante da administração cívico-militar instalada pelos russos na região de Kherson. “Dezenas de casas foram atingidas. Estamos retirando as pessoas dos escombros”, declarou Leontiev, acrescentando que “está claro que foi um ataque deliberado, violento e cínico com mísseis de alta precisão”, alegando que na região atingida “não há alvos militares”. Leontiev classificou o ataque como “ato de terrorismo”.

A Ucrânia afirmou que atacou alvos militares em Nova Kakhovka, com um balanço de 52 militares russos e um depósito de munições destruído. A região de Kherson, limítrofe com a península da Crimeia anexada por Moscou em 2014, está ocupada em grande parte pelas forças russas, que executam uma ofensiva contra a Ucrânia desde 24 de fevereiro. Há várias semanas, o exército ucraniano executa uma contraofensiva na frente de batalha de Kherson, no momento em que a maior parte das tropas russas está mobilizada na região do Donbass, leste da Ucrânia. Kiev conseguiu recuperar território e se aproximou de Kherson, uma cidade de 290 mil habitantes, mas ainda não conseguiu avançar profundamente na área de defesa russa.

avanço russo na Ucrânia

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.