Ucrânia diz que ataque russo em Donbass não está tendo sucesso; Pentágono vê ‘progresso lento’

Tropas de Moscou focam em regiões separatistas no leste ucraniano após reveses no resto do país

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2022 15h09
ANATOLII STEPANOV / AFP Veículo militar ucraniano dispara míssil contra tropas russas em Luhansk, na região de Donbas, leste da Ucrânia Veículo militar ucraniano dispara míssil contra tropas russas em Luhansk, na região de Donbas, leste da Ucrânia

O Comando Militar da Ucrânia afirmou neste sábado, 30, que as forças da Rússia não conseguiram tomar o controle de três áreas chave da região de Donbass, no leste ucraniano, onde Moscou disse que iria focar sua campanha há duas semanas. O Pentágono, centro da inteligência militar dos Estados Unidos, avaliou que os russos tiveram apenas um progresso lento em seus objetivos. Os russos tentam capturar as áreas de Liman em Donetsk e Sievierodonetsk e Popasna em Luhansk, disse o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia em uma atualização diária postada nas redes sociais. Em seu boletim deste sábado, as autoridades ucranianas disseram que os russos “não estão tendo sucesso” e que “os combates [na região] continuam”.

Um oficial do Pentágono confirmou as informações ucranianas. “Acreditamos que ficaram atrás do que esperavam conquistar no Donbass”, disse o alto funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos à imprensa, sob condição de anonimato. “Tinham ao menos vários dias de atraso. Estão longe de terem feito a conexão” entre as tropas que entraram pela região de Kharkiv (leste), ao norte dessa região, e as que vêm do sul do país, afirmou. Acredita-se que Moscou tenta lentamente atacar as forças ucranianas na linha de frente ao redor das áreas separatistas pró-russas de Donetsk e Luhansk. “Não estão se mobilizando muito rápido. Poucos quilômetros por dia é o máximo que podem fazer, porque são repelidos” pelo exército ucraniano. Contudo, o funcionário também citou que a Rússia continua criando condições para uma ofensiva sustentada e mais prolongada.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.