Ursula von der Leyen chega ao Uruguai e deve assinar acordo entre Mercosul e União Europeia

Tratado, que está em discussão há mais de 20 anos, tem o potencial de unir um mercado de aproximadamente 750 milhões de consumidores

  • Por da Redação
  • 05/12/2024 12h26
  • BlueSky
EFE/EPA/RONALD WITTEK Ursula von der Leyen reage durante uma conferência de imprensa após ter sido reeleita como Presidente da Comissão Europeia durante uma sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, 18 de julho de 2024. Os eurodeputados reelegeram Von der Leyen como Presidente da Comissão Europeia para os próximos cinco anos. O apoio ao tratado é forte entre alguns países europeus, como Alemanha, Espanha, Portugal e Suécia

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, desembarcou no Uruguai nesta quinta-feira (5) para participar da cúpula do Mercosul, um evento que marca um passo significativo nas negociações do tratado de livre comércio entre a União Europeia e o bloco sul-americano. Este acordo, que está em discussão há mais de 20 anos, tem o potencial de unir um mercado de aproximadamente 750 milhões de consumidores.

O apoio ao tratado é forte entre alguns países europeus, como Alemanha, Espanha, Portugal e Suécia. No entanto, a França e nações como Polônia, Áustria e Holanda manifestam resistência, principalmente devido a preocupações relacionadas ao impacto na agricultura local. A aprovação do acordo em Bruxelas promete ser um processo complicado, exigindo revisões e votações tanto nos parlamentos da União Europeia quanto nos dos países do Mercosul.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Para a Alemanha, a importância do acordo é ainda mais acentuada, uma vez que o país busca a redução de tarifas sobre seus produtos. A maior parte das exportações do Mercosul para a Europa consiste em alimentos, o que levanta preocupações na França sobre a possibilidade de concorrência desleal com produtos mais acessíveis, como a carne brasileira. Em resposta a essas preocupações, fazendeiros franceses já estão organizando manifestações contra o tratado.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.