Vacina contra a covid-19 deve chegar em setembro, diz pesquisador indiano
Uma vacina contra o coronavírus pode ficar disponível já no final de setembro. Foi o que disse o chefe do maior fabricante mundial à emissora NDTV.
“É o que esperamos fazer no final de maio – queremos começar a produzir esta vacina para que no final dos testes, em setembro, já possamos ter um produto para oferecer ao povo da Índia e ao mundo”, contou Adar Poonawalla, presidente do Instituto de Imunização da Índia.
Ele explicou que o esforço é para que não seja necessário esperar 6 meses adicionais para manufaturar as doses. O Instituto da Índia está trabalhando com cientistas do Reino Unido e Estados Unidos.
A maioria dos pesquisadores afirma que a vacina não deve chegar ao mercado antes de ao menos 18 meses. Questionado sobre a previsão mais otimista, Poonawalla disse que também tinham a expectativa de um período maior de incubação, mas tudo mudou quando firmaram parceria com a Universidade de Oxford.
“Nós próprios dissemos que [a produção da vacina] sairá só em 2021 com os parceiros dos EUA. Mas o que aconteceu depois disso foi há uma semana, quando entramos em contato com a Universidade de Oxford, que progrediu muito [a pesquisa] e começou testes em seres humanos”, afirmou o pesquisador.
Os testes em humanos da vacina – uma das mais de 100 sendo desenvolvidas ao redor do mundo – de Oxford começaram em 23 de abril.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.