‘Venezuela é como Marte’, diz Maduro sobre suspensão de voos com EUA

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2019 19h39 - Atualizado em 16/05/2019 19h46
EFE "Por que tomam esta decisão? Por ódio, por despeito, por frustração", disse o ditador

Surpreso com a decisão dos Estados Unidos de suspender todos os voos para a Venezuela, Nicolás Maduro responsabilizou Donald Trump pela decisão que considerou “de ódio” e disse que, para o presidente norte-americano, a “Venezuela é como Marte”. Ele acusou Trump de atacar a liberdade de circulação dos “cidadãos do mundo”.

“Venezuela é como Marte. Por que tomam esta decisão? Por ódio, por despeito, por frustração, e prejudicam todos os cidadãos comuns, sobretudo a classe média e a classe empresarial venezuelana, seu próprio povo que quer viajar à Venezuela”, disse o ditador, informou o Clarín.

A decisão foi anunciada na última quarta-feira, 15. Segundo o secretário interino do Departamento de Segurança Nacional, Kevin McAleenan, o país considerou que as condições atuais no país latino ameaçam a segurança de passageiros, aeronaves e tripulações.

A crise política na Venezuela piorou no dia 10 de janeiro, quando Nicolás Maduro decidiu iniciar um segundo mandato de seis anos — que a oposição e boa parte da comunidade internacional não reconhecem por considerar que as eleições tiveram fraude. Em resposta, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino do país.

No dia 30 de abril, Guaidó convocou um “levante militar” para derrubar Maduro. As manifestações duraram dias e geraram confronto. Cinco pessoas morreram e pelo menos 120 ficaram feridas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.