Venezuela: Economia recuou 53% com Maduro, aponta parlamento
A atividade econômica da Venezuela diminuiu 53% desde a posse do presidente Nicolás Maduro, há cinco anos. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (28) pela comissão de finanças do parlamento local, o terceiro trimestre do ano teve 29,8% de contração.
O parlamento, de maioria opositora ao governo, anunciou os dados porque o Banco Central – responsável pelo ato – está há três anos sem publicar os índices econômicos do país, o que tem sido interpretado como “política de ocultação” para não evidenciar crises.
Ángel Alvarado, membro da comissão, indicou que esse é o indicador mais próximo que o legislativo pode oferecer sobre o “comportamento” do Produto Interno Bruto (PIB) venezuelano. Para ele, a “depressão” é resultado de queda na produção de petróleo.
Ele também reclamou de hiperinflação e falta de investimentos. “Mais da metade do PIB foi perdido como consequência destas medidas e como consequência de modelo fracassado, que não gera incentivos e [causa] o empobrecimento do venezuelano.”
Segundo Alvarado, que destacou que a situação do país é parecida com a de guerras civis, a crise na nação latina é a mais longa e “a pior já vivida no continente americano”. Com a queda de 53%, diz, a Venezuela fica “entre os 10 piores colapsos econômicos da história.”
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.