Venezuela tem falta de energia em vários estados há mais de 40 horas
Mesmo depois do restabelecimento parcial da energia elétrica na capital da Venezuela neste sábado (9), vários outros estados do país ainda estão sem luz há mais de 40 horas. O blecaute começou na quinta (7), e persiste em estados como Trujillo, Zulia, Táchira, Anzoátegui, Mérida, Lara e Monagas.
Semáforos e comércios foram reativados, mas o metrô de Caracas ainda continua fechado, à espera da normalização do fornecimento de energia. O sistema de telefonia só permite a realização de chamadas de curta distância e falhas na conexão com a Internet também são registradas, o que impede que clientes façam pagamentos eletrônicos.
O governo do ditador Nicolás Maduro associou o blecaute a uma “sabotagem” na principal hidrelétrica do país, controlada pelo próprio Estado. O chavista também tem responsabilizado o governo dos Estados Unidos sobre os problemas que têm acontecido na Venezuela.
“O império dos EUA, mais uma vez, subestima a consciência e determinação do povo venezuelano. Asseguro que a cada tentativa de agressão imperial, encontrará uma resposta contundente das e dos patriotas que amamos e defendemos, com coragem, a nossa Pátria”, escreveu Maduro no Twitter.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.