Viatura atropela mulher em protestos raciais em Sacramento, nos EUA

  • Por Agência EFE
  • 01/04/2018 13h04
EFE/ELIJAH NOUVELAGE Ativista Wanda Cleveland, de 61 anos, foi hospitalizada com ferimentos leves

Uma viatura policial do condado de Sacramento, na Califórnia, nos Estados Unidos, atropelou na noite deste sábado (31), uma ativista que se manifestava contra a morte do jovem negro Stephon Clark, que perdeu a vida em 18 de março por disparos da polícia, informaram neste domingo fontes das forças de segurança.

Segundo um comunicado oficial, o fato aconteceu por volta das 20h40 locais (0h40 de domingo em Brasília), quando um grupo de “vândalos” cercou dois carros da polícia enquanto gritavam e desferiam fortes golpes contra os mesmos, chegando a ocasionar em um deles “arranhões, amassados e um vidro traseiro quebrado”.

O porta-voz do corpo de xerifes do condado de Sacramento, Shaun Hampton, confirmou que uma pessoa foi atropelada por um dos veículos, que estava em “baixa velocidade”.

Segundo os jornais locais, a vítima, Wanda Cleveland, de 61 anos, foi hospitalizada com ferimentos leves.

O incidente foi gravado em vídeo e reproduzido por emissoras locais, como a “ABC10 News”.

O vídeo começa com imagens de um grupo de aproximadamente 20 manifestantes que cerca os dois carros de polícia, agitando seus cartazes e com os braços para o alto, enquanto um dos agentes com um megafone pede várias vezes: “retirem-se do meu veículo, retirem-se do meu veículo”.

Então, os carros começam a avançar mais rápido e um deles bate em uma mulher e a deixa estendida no chão.

“Ele sequer parou. Me atingiu e fugiu. Se eu tivesse feito isso, eles apresentariam acusações contra mim”, disse a mulher ao jornal “The Sacramento Bee”.

O incidente aconteceu depois de um dia de intensas manifestações para render homenagens a Clark, que tinha 22 anos quando morreu em 18 de março.

Naquele dia, dois agentes, Terrence Mercadal e Jared Robinet, dispararam até 20 vezes contra Clark no pátio traseiro da casa de sua avó porque achavam que ele era uma ameaça e portava uma pistola, mas, na realidade, o único objeto encontrado junto ao corpo era um telefone celular.

A jornada de ontem foi o quinto dia consecutivo de manifestações em Sacramento, e os protestos ganharam ainda mais força na sexta-feira, após a revelação de mais detalhes sobre a morte do jovem.

Uma autópsia não oficial, encomendada pela família, revelou que o jovem recebeu seis disparos nas costas, o que contradiz a versão da polícia, que um dia depois do incidente assegurou que os agentes “viram que o suspeito seguia em direção a eles, avançando com os braços estendidos e segurando um objeto em suas mãos”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.