Vice-ministro é morto em ataque na Somália; explosão de carros-bomba deixam mais 10 vítimas fatais

  • Por Jovem Pan
  • 23/03/2019 15h04 - Atualizado em 23/03/2019 15h04
EFE Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas nos ataques

Explosões causadas por dois carros-bomba neste sábado (23) mataram 11 pessoas, entre elas um vice-ministro, no centro de Mogadíscio, na Somália, onde combatentes do grupo jihadista Al Shabab invadiram o Ministério do Trabalho e Obras Públicas.

O primeiro carro-bomba explodiu pela manhã no chamado “quilômetro zero”, onde está localizada a sede dos serviços de inteligência do país e a pasta atacada. Cinco combatentes do Al Shabab entraram pela porta dos fundos e abriram fogo contra seguranças.

O tiroteio durou horas, segundo relatos de testemunhas. Entre as vítimas está o vice-ministro do Trabalho, Saqar Ibrahum Abdalla. Outras 17 pessoas ficaram feridas. Poucos minutos depois, outro veículo explodiu na porta da delegacia de Banaadir.

O presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Farmajo, e o primeiro-ministro, Hassan Ali Khaire, enviaram condolências pelas mortes do vice-ministro e das demais vítimas.

Mogadíscio é palco de frequentes ataques do grupo jihadista Al Shabab, filiado à Al Qaeda, que controla parte do território no centro e no sul do país. O Al Shabab visa instaurar na Somália um Estado islâmico wahhabista.

O pior atentado do grupo terrorista foi realizado em Mogadíscio em outubro de 2017 com caminhões-bomba que deixaram mais de 500 mortos. A Somália vive em um estado de guerra e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem governo efetivo e nas mãos de milícias islamitas.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.