Vítimas de ataque em teatro na Ucrânia começam a ser resgatadas

Local servia como bunker e abrigava centenas de civis; número de sobreviventes ainda não é conhecido

  • Por Jovem Pan
  • 17/03/2022 11h35 - Atualizado em 17/03/2022 11h36
Reprodução/Twitter/@SmytroKuleba teatro em Mariupol Teatro Drama em Mariupol abrigava centenas de civis quando foi atacado por tropas russas

As autoridades ucranianas informaram, nesta quinta-feira, 17, que começaram a resgatar os sobreviventes do ataque aéreo russo no Teatro Drama, em Mariupol, na Ucrânia. Não se sabe ao certo quantas pessoas estavam no local quando o ataque aconteceu, mas estima-se que a quantidade varia entre 500 e mil. O espaço abrigava mulheres, crianças e homens que estão fugindo da guerra que já chega ao 22º dia. O governo local informou que há sobreviventes e que o bunker onde eles estavam funcionou. Imagens de satélite mostraram que ao lado do teatro estava escrito “crianças” no chão, como uma forma de tentar evitar o ataque. 

Teatro Dama

Imagens de satélite mostram que no lado de fora do teatro estava escrito crianças no piso

Imagens da câmera da cidade mostraram que uma seção inteira do teatro ficou destruída e os três andares desmoronaram. Mesmo com a destruição total do local, um funcionário ucraniano afirmou que algumas pessoas conseguiram sobreviver ao ataque, entretanto o número de sobreviventes ainda não é conhecido, porque os escombros causados pela destruição derrubaram a entrada do abrigo. O chefe da administração regional de Donetsk, Pavlo Kirilenko, informou via Telegram, que “o número de vítimas do ataque não é claro”. Sergi Taruta, ex-governador da região e membro do parlamento ucraniano, informou no Facebook que algumas pessoas conseguiram escapar vivas do prédio destruído, mas não forneceu mais detalhes. 

A destruição do Teatro foi condenada pelo Chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, que publicou em seu Twitter a seguinte mensagem: “Outro crime de guerra horrendo em Mariupol. Massivo ataque russo ao Teatro Drama, onde centenas de civis inocentes estavam escondidos. O edifício está agora totalmente em ruínas. Os russos não poderiam não saber que este era um abrigo civil. Salve Mariupol! Pare os criminosos de guerra russos!”. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também criticou o ataque durante seu discurso no parlamento alemão, nesta quinta-feira. Ele disse que “tudo é um alvo para eles”, e que desde o início da guerra 108 crianças já morreram.

 

 

 

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.