Munique dá boas-vindas a centenas de refugiados em estação de trem

  • Por Agência EFE
  • 05/09/2015 14h00
Refugiados chegam à Estação Central de Munique EFE Imagens do Dia

As autoridades de Munique, o cardeal Reinhard Marx e o líder da igreja protestante Heinrich Bedford-Strohm deram as boas-vindas a centenas de refugiados que chegaram à estação de trem da cidade, grupo que deve ultrapassar a marca de cinco mil pessoas ainda neste sábado.

Marx e Bedford cumprimentaram e conversaram com alguns dos recém-chegados, que foram aplaudidos por muitos que estavam na estação.

“Podemos enfrentar este desafio”, disse o prefeito de Munique, Dieter Reiter, que também foi à estação de trem, assim como a ministra de Integração bávara, Emilia Müller.

De acordo com o jornal “Münchner Merkur”, chegaram a Munique nesta tarde vários trens com cerca de 850 refugiados procedentes da Hungria que tinham viajado para a Alemanha através da Áustria.

“Tínhamos que fazer frente a uma situação de emergência”, disse hoje um porta-voz do governo alemão, justificando a decisão de Viena e de Berlim de autorizar expressamente que os refugiados entrassem em seus países.

Em Munique, a população local iniciou uma intensa campanha de doações de roupas. Pela tarde foi feito o anúncio de que já não era necessário mais vestimentas, e sim voluntários que ajudassem a distribuí-las.

Muitas pessoas também compareceram à estação da cidade com cartazes de boas-vindas e aplaudiram os refugiados enquanto desciam dos trens.

Um militante neonazista, acompanhado de um pequeno grupo, tentou pronunciar um discurso contra o fluxo de refugiados, mas foi rapidamente silenciado pelo restante dos presentes.

Ao todo, a polícia federal calcula o número de refugiados que chegarão à Alemanha procedentes da Hungria neste sábado deve se situar entre cinco e sete mil, o que triplicará o fluxo dos dias anteriores.

“É três vezes maior que nos outros dias. Pouco a pouco chegamos aos limites de nossas capacidades”, disse o porta-voz da polícia federal Ivo Priebe.

A expectativa das autoridades austríacas é receber ao longo do dia aproximadamente 10 mil refugiados que atravessaram a fronteira húngara.

Na Alemanha, a maioria dos trens procedentes da Áustria com refugiados serão encaminhados a Munique, mas alguns já serão transferidos a centros de amparo em uma escala na cidade de Rosenheim.

Centenas de agentes da polícia federal, encarregada da segurança nas ferrovias, ficarão encarregados de acompanhar os refugiados, registrá-los e transferí-los a centros de amparo.

A Alemanha distribuirá os refugiados que chegarem hoje seguindo o sistema de cotas estabelecido pela chamada Fórmula de Königstein, que leva em conta tanto a população como a renda dos 16 estados federados.

Seguindo esse sistema, atualmente o estado federado que mais refugiados recebe é a Renânia do Norte-Vestfália, seguida pela Baviera.

O sistema foi criado originalmente em 1949, para estabelecer as contribuições ao financiamento de instituições de pesquisa fora das universidades, mas posteriormente foi aplicado a outros assuntos nos quais é preciso dividir as cargas entre os estados federados.

Desde 2005, a Fórmula de Königstein também é aplicada para a distribuição de refugiados entre os 16 estados federados. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.