MWC mostra leque de inovações para onde indústria de smarts está mirando

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2014 16h43

Barcelona, 25 fev (EFE).- Fiscalizar os índices de abandono escolar, controlar o celular com um dispositivo pregado no bolso do casaco, checar as redes sociais e um encontrar um trabalho são algumas das inovações apresentadas no Mobile World Congress (MWC), o maior evento da indústria de telecomunicações e da informática que acontece até sexta-feira em Barcelona e que teve como a grande estrela desta terça-feira o fundador do Whatsapp, Jan Koum.

No fórum internacional sobre empreendimento 4YFN (4 Years From Now), realizado paralelamente ao MWC, Koum disse que planeja dobrar o número de funcionários do Whatsapp, especialmente engenheiros, e que os interessados já podem começar a enviar seus currículos.

A simplicidade é uma característica inerente ao serviço de mensagem, explicou o fundador, ao garantir que o aplicativo permanecerá restrito aos smartphones e não migrará também para tabletes nem PCs, porque receber notificações simultâneas por diversos canais é “maçante”.

Para uma plateia de cerca 500 pessoas, Koum disse que a negociação para a venda do Whatsapp ao Facebook (por US$ 19 bilhões, anunciada na semana passada) não teve nada de “sexy” e assinalou que nela foi acordado que as empresas permanecerão autônomas.

Koum anunciou na segunda, na abertura do MWC, que o Whatsapp permitirá fazer chamadas de voz gratuitas a partir do segundo trimestre de 2014. Mas ontem a “estrela” do MWC foi Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que prendeu a atenção dos milhares de participantes.

Não faltou reconhecimento à inovação. O projeto mSchools, desenvolvido na Catalunha, nordeste da Espanha, que procura estimular o uso e o desenvolvimento de tecnologias móveis através dos próprios aparelhos, ganhou o prêmio especial do Global Mobile Awards.

O projeto, iniciativa do Mobile World Capital Barcelona, com a colaboração do governo catalão, a prefeitura de Barcelona e o GSMA (associação organizadora do Mobile World Congress), tem como objetivo reduzir as taxas de abandono escolar, melhorar o rendimento dos alunos e prepará-los para as necessidades que o mundo digital impõe.

Em fase de implantação, mais de seis mil alunos do ensino médio já trabalham no desenvolvimento de mil de projetos de aplicativos móveis.

Entre as novidades do dia no MWC também constou a revelação da companhia espanhola de telecomunicações Telefônica, de que negocia com um importante fabricante internacional de roupas para integrar novos dispositivos nas peças, tecnologia chamada pela indústria de “smartwearables”.

Estes pequenos dispositivos, em forma de relógio, são uma das tendências mais vistas no Mobile World Congress em que os principais fabricantes do mundo apresentaram produtos dentro desta proposta.

A Sony mostrou o One SmartBand SWR 10; a Samsung, que já tinha o Gear, apresentou o Gear Fit e o Gear 2; e a e LG o LG Fife Band Touch. EFE

nac/cd

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