Na contramão do mercado, “Washington Post” fez 50 contratações em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 12/05/2014 20h13

Washington, 12 mai (EFE).- O jornal “The Washington Post” conseguiu um marco incomum nesta época de crise dos meios de comunicação: até agora, este ano, após ser adquirido pelo empreendedor Jeff Bezos, ampliou a redação com 50 novos jornalistas.

Segundo um memorando assinado pela editora Tracy Grant, a pioneira em iniciar a versão digital do jornal em 1999, este mês a empresa conseguiu chegar à marca de 50 novas contratações.

A chegada de gente nova à redação foi motivada pelos planos de expansão digital do jornal e pela saída de alguns redatores para começarem novos projetos na internet, o que demonstra a relativa boa saúde do setor de novos meios nos Estados Unidos.

Em meados do ano passado o dono da Amazon, Jeff Bezos, adquiriu o “Washington Post” por US$ 250 milhões com um plano de transformar o jornal em referência do jornalismo digital.

Entre as novidades do novo projeto jornalístico está a criação de um laboratório de desenvolvimento e projeto de aplicativos digitais em Nova York.

Hoje mesmo o jornal anunciou a abertura de três novas ofertas de emprego em sua seção de informação financeira, entre elas a criação de um posto de correspondente no Vale do Silício (Califórnia) para informar as tendências em tecnologia ainda em gestação.

Desde a mudança de propriedade, da família Graham (que o possuiu por oito décadas) para Bezos, o jornal recebeu dois prêmios Pulitzer, um deles pela reportagem dos vazamentos de informação do ex-analista externo da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden.

Segundo funcionários do jornal, a redação está otimista com o futuro e as capacidades de crescimento do meio, embora os avanços devessem estar acompanhados de retorno ao investimento de Bezos.

A saída de Ezra Klein, Melissa Bell e Dylan Matthews, três dos principais jornalistas da nova estratégia digital do Post, foi vista como um revés, embora também tenham demonstrado, com a criação de novos projetos, a capacidade de crescimento do jornalismo na internet.

As contratações do Washington Post reforçaram a equipe de informação política online, o Wonkblog e fizeram com que alguns redatores que tinham abandonado o jornal tenham voltado para trabalhar na nova equipe. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.