Na Guatemala, Congresso faz sessão para votar renúncia de Pérez Molina

  • Por Agencia EFE
  • 03/09/2015 15h20

Guatemala, 3 set (EFE).- O Congresso da Guatemala iniciou às 10h (local, 12h em Brasília) de hoje uma sessão plenária para submeter a votação o pedido de renúncia feito pelo presidente do país, Otto Pérez Molina, que é réu em um caso de corrupção.

São necessários pelo menos 105 dos 158 deputados do Congresso da Guatemala a favor para aprovar a renúncia que Pérez Molina apresentou nesta madrugada ao Legislativo.

Se aprovada, em seguida será juramentado o vice-presidente do país, Alejandro Maldonado, como novo chefe de Estado. Ele assumiria o governo até 14 de janeiro de 2016, quando termina o mandato constitucional de Pérez Molina.

Depois Maldonado deverá apresentar ao parlamento um trio de candidatos para que os deputados selecionem seu sucessor na vice-presidência.

O vice-presidente da Junta Diretora do Congresso, Selvin García, explicou hoje aos jornalistas que a sessão plenária foi convocada depois de verificarem a autenticidade da assinatura da carta da renúncia apresentada por Pérez Molina.

O Ministério Público e a Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (Cicig), um organismo da ONU, acusam Pérez Molina de liderar a rede de fraude alfandegária “La Linea”, caso pelo qual já está em prisão preventiva a ex-vice-presidenta Roxana Baldetti, que renunciou em maio passado.

EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.