Nacionalista Modi é recebido em Nova Délhi por centenas de pessoas
Nova Délhi, 17 mai (EFE).- O vencedor das eleições indianas Narendra Modi, do Bharatiya Janata Party ( BJP), foi recebido neste sábado por centenas de seguidores em Nova Délhi, para onde se deslocou para celebrar sua vitória e começar a planejar seu Gabinete.
Modi chegou às 11h local (2h30, em Brasília) à capital, desde o estado que governava até agora, Gujarat, onde ontem celebrou a maioria absoluta nas eleições gerais, algo que uma formação alcança pela primeira vez em 30 anos.
Uma multidão se aproximou da sede do BJP na capital indiana, onde grupos de música tradicional animavam centenas de pessoas, que ondeavam bandeiras cor açafrão com o lotus, o símbolo do Partido.
“Modi nos trará prosperidade e progresso”, disse um exaltado jovem chamado Kumar à Agência Efe, que acrescentou que “vêm os bons tempos”, em referência ao slogan eleitoral do político de 63 anos que será o próximo primeiro-ministro da maior democracia do mundo.
O político de 63 anos proclamou um discurso no qual agradeceu o apoio dos eleitores e afirmou que a vitória se deve ao trabalho dos trabalhadores do partido.
Mais tarde, Modi se reuniu com a direção do BJP para começar a planejar seu governo, embora ainda não se tenha anunciado a data da posse.
Modi se deslocará nesta tarde para Benarés, cidade sagrada do hinduísmo onde ganhou sua cadeira, para ser benzido à margem de rio Ganges.
Pouco antes do banho de Modi, o primeiro-ministro em fim de mandato, Manmohan Singh, apresentava sua renúncia ao presidente do país, Pranab Mukherjee, de acordo com a agência local “PTI”.
Singh, veterano político de 81 anos, já anunciou em janeiro que se retiraria após este pleito, além do resultado eleitoral.
Seu formação, o Partido do Congresso da dinastia Nehru-Gandhi, que governou a Índia 54 de seus 67 anos de independência, sofreu no pleito sua maior derrota eleitoral com apenas 44 cadeiras, 162 assentos a menos que em 2009.
“Sempre tratei de dar o melhor de mim mesmo à serviço desta grande nação”, afirmou Singh em seu discurso de despedida. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.