“Não” à independência ganha nos 5 distritos já apurados na Escócia

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h35

Edimburgo (R.Unido), 19 set (EFE).- O “não” à independência da Escócia se impôs nos cinco pequenos distritos eleitorais onde até agora foram anunciados os resultados, após quase seis horas de lenta apuração dos votos do referendo desta quinta-feira.

Esses resultados não são significativos, pois ainda faltam apurar 27 das 32 circunscrições, entre elas as de maior tamanho como Glasgow e Edimburgo, mas em todos eles a vitória foi para a campanha unionista.

No total, o “não” à secessão vence o “sim” com 54,82% contra 45,18%, apesar de o número de votos ser muito pequeno, cerca de 140 mil, quando o censo eleitoral na Escócia era de quase 4,3 milhões de pessoas.

A participação no referendo de independência realizado na Escócia foi de cerca de 85%, em níveis recorde, segundo estimativas da emissora pública “BBC”.

Em algumas das 32 circunscrições escocesas a assistência dos eleitores às urnas se aproximou a 90% apesar de na maior delas, Glasgow, com cerca de meio milhão de eleitores, ter caído para 75%.

A expectativa era que a participação no referendo fosse em massa, depois que 97% do censo eleitoral escocês se registrou para votar em uma consulta que decidirá se a Escócia declarará sua independência do Reino Unido.

Após o fechamento dos colégios eleitorais na Escócia às 21h locais de quinta-feira (18h de Brasília), uma enquete da empresa YouGov previu uma vitória do “não” por oito pontos, com 54% contra 46%.

A expectativa é que por volta das 6h locais desta sexta-feira (3h de Brasília), segundo a estimativa da Comissão Eleitoral escocesa, se possa anunciar o resultado final do referendo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.