Nasa divulga novas imagens de Plutão, coberto de névoa e gelo

  • Por Agência EFE
  • 24/07/2015 21h21
Divulgação/NASA Nasa divulga imagens de Plutão

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou nesta sexta-feira novas imagens de Plutão captadas pela sonda New Horizons e revelou que o tom avermelhado do planeta anão tem muito que ver com a névoa que cobre sua superfície acima da superfície de gelo.

A New Horizons, que na semana passada chegou o mais próximo de Plutão que a humanidade jamais conseguiu, em uma missão que começou há quase uma década, continua enviando informações para a Terra e hoje a Nasa compartilhou suas últimas revelações.

“Nossas expectativas foram mais que superadas. Com gelo solto, uma química exótica em sua superfície, cordilheiras e um amplo nevoeiro, Plutão está mostrando uma diversidade verdadeiramente emocionante de geologia planetária”, disse em comunicado John Grunsfeld, um dos diretores adjuntos da Nasa.

A nave capturou imagens que mostram nevoeiros de até 130 quilômetros acima da superfície de Plutão, com duas camadas bem diferenciadas, uma de até 80 quilômetros e outra de aproximadamente 50 quilômetros.

“Os nevoeiros detectadas nesta imagem são um elemento-chave na criação dos complexos compostos de hidrocarbonetos que dão à superfície de Plutão seu tom avermelhado”, afirmou no comunicado Michael Summers, um dos pesquisadores da missão, na Universidade de George Mason, em Fairfax, no estado da Virgínia.

Alan Stern, o principal pesquisador da New Horizons e doutor em astrofísica e ciência planetária pela Universidade do Colorado, que fica na cidade de Boulder, descreveu o entorno de Plutão como “uma atmosfera extraterrestre de incrível beleza”.

Até agora, os cientistas tinham calculado que as temperaturas em Plutão seriam quentes demais para a formação de nevoeiros em altitudes maiores de 30 quilômetros acima da superfície do planeta anão.

“Vamos precisar de novas ideias para averiguar o que está ocorrendo”, assinalou Summers.

A missão New Horizons também detectou nas imagens provas de “gelos exóticos” ao longo da superfície de Plutão e sinais de uma atividade geológica recente.

Em uma planície do tamanho do estado do Texas, chamada informalmente de Sputnik Planum e situada no lado oeste de uma região de Plutão que tem a forma de um coração, uma placa de gelo parece ter se deslocado, e pode ser que continue se movimentando, de forma similar às geleiras da Terra, segundo a Nasa.

“Só vimos superfícies assim em mundos ativos como Terra e Marte”, afirmou John Spencer, um dos pesquisadores da missão.

Na semana passada, a Nasa anunciou que tinha descoberto “um conjunto de montanhas com picos de até 3.500 metros acima do corpo de gelo” em Plutão, que se formaram “há não mais de 100 milhões de anos” em um sistema que tem mais de 4,5 bilhões de anos.

A sonda New Horizons foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, em janeiro de 2006 e só se aproximou da superfície do planeta anão no último dia 14, depois de quase 5 bilhões de quilômetros de travessia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.