Nasa testa pela segunda vez “disco voador” que pode levar humanos a Marte

  • Por Agência EFE
  • 08/06/2015 17h44
EFE Imagem de uma cratera em Marte

A agência espacial americana (Nasa) lançou nesta segunda-feira à atmosfera terrestre, com uma semana de atraso, o “disco voador” com que procura aumentar a capacidade de carga e testar tecnologias com as quais espera algum dia transportar humanos para Marte.

O Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade (LDSD), mais conhecido como “disco voador” inclusive dentro da Nasa, foi lançado hoje às 14h45 (de Brasília) da ilha de Kauai, no Havaí, aderido a um balão gigantesco, após uma semana de contínuos atrasos devido ao mau tempo, informou a Nasa.

O teste deste ano estava prevista para 2 de junho, mas as ondas do Pacífico estavam altas demais no começo da semana passada e, quando se acalmaram os fortes ventos passaram a ser a preocupação.

A missão tem por objetivo desenvolver os sistemas necessários para aumentar as cargas que podem ser transportadas com segurança a Marte, até agora limitadas a uma tonelada, para que seja possível levar equipamentos mais pesados e, eventualmente, humanos à superfície do planeta vermelho.

A Nasa fez o primeiro teste com o LDSD em 28 de junho do ano passado, um ensaio realizado com sucesso quando a enorme nave caiu no lugar esperado no Oceano Pacífico.

O diretor do projeto, Mark Adler, informou que foram orçados US$ 230 milhões para desenvolver o sistema de aterrisagem nos próximos três anos.

A Nasa planeja fazer em breve mais voos para continuar a testar a resistência do aparelho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.