Naufrágio de duas embarcações deixa centenas de vítimas no litoral da Líbia

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2015 07h38

Trípoli, 28 ago (EFE).- Centenas de pessoas que fogem de conflitos na Síria e na África Subsaariana teriam morrido nesta noite no Mediterrâneo no naufrágio de duas embarcações nas quais tentavam chegar à Europa, informaram fontes oficiais da Líbia.

Segundo as fontes, o primeiro dos barcos a afundar transportava 50 pessoas e o segundo cerca de 400, em sua maioria procedentes de Síria, Bangladesh e diferentes países da África.

Agentes da Guarda Costeira da Líbia trabalham desde ontem à noite na busca de sobreviventes e corpos, alguns dos quais já foram transferidos a hospitais das cidades litorâneas de Zauara e Sabratha, situadas ao oeste de Trípoli.

A Líbia sofre com uma sangrenta guerra civil desde que em 2011 forças rebeldes apoiadas militarmente pela comunidade internacional conseguiram derrubar o regime tirânico de Muammar Kadafi.

Desde então, o país está dividido, com um governo rebelde em Trípoli e outro internacionalmente reconhecido em Tobruk, que lutam pelo controle dos recursos naturais.

O enfrentamento está sendo aproveitado pelas máfias dedicadas à imigração irregular à Europa através do Mediterrâneo, que neste ano custou a vida a mais de 2.500 pessoas, segundo dados da ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.