Naufrágio de embarcação com 43 refugiados na Turquia deixa 21 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 03/11/2014 15h19

(Atualiza com novos números de mortos e com mais detalhes)

Istambul, 3 nov (EFE).- Pelo menos 21 pessoas morreram afogadas nesta segunda-feira no naufrágio de uma embarcação que levava 43 refugiados a bordo no Mar Negro, perto do litoral da Turquia e do Bósforo, informou a emissora “NTV”, que citou fontes oficiais.

Outros meios da imprensa, como o diário “Hürriyet”, informaram que já resgataram 24 cadáveres, entre eles os de 7 mulheres e 12 crianças.

Sete pessoas foram resgatadas com vida e a busca pelos desaparecidos continua, visto que havia 43 pessoas a bordo.

Presume-se que todos os passageiros eram refugiados afegãos, exceto o capitão, que era de nacionalidade turca, segundo o jornal. As autoridades recuperaram nove passaportes afegãos, disse o ministro dos Transportes turco, Lütfi Elvan, à “NTV”.

O acidente ocorreu no Mar Negro, a quatro quilômetros de Rumeli Feneri, a ponta nortista do Bósforo.

Um pescador, Can Kolcu, que participava dos trabalhos de resgate, disse à emissora que a embarcação “estava preparada para levar cerca de sete ou oito pessoas em passeios turísticos sobrecarregada”.

Segundo ele, a embarcação “muito provavelmente” colidiu com outra já que é possível ver danos no casco e só a proa mantinha a embarcação flutuando.

O pescador disse que viu coletes salva-vidas flutuando na água e que, segundo ele, tinham sido colocados nas crianças, mas se desprenderam dos corpos por não serem do tamanho recomendado.

As autoridades litorâneas enviaram sete embarcações patrulha, um helicóptero e uma equipe de mergulhadores ao local, segundo um comunicado emitido pelo escritório do governador de Istambul.

Segundo a “NTV”, a embarcação se dirigia à Romênia, uma travessia pela qual teria que percorrer 180 quilômetros em mar aberto, ou mais de 220 quilômetros se pretendesse navegar pelas costas turca e búlgara.

Os refugiados pagaram cerca de sete mil euros (R$ 21,8 mil) por pessoa, informou a emissora.

A Turquia é ponto de entrada para vários grupos de refugiados que querem chegar a um país da União Europeia, mas habitualmente os imigrantes ilegais partem da costa ocidental para alcançar uma das ilhas gregas no Mar Egeu.

Em virtude de uma cláusula antiga, o país não aceita refugiados que não procedam da Europa, mas permite que permaneçam enquanto realizam uma solicitação de asilo, processo que pode durar anos.

Entre os coletivos se destaca o dos afegãos, que soma 10.460 pessoas na Turquia, segundo números do Acnur (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.