Naufrágio no litoral da Turquia mata pelo menos 17 refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 14h13
  • BlueSky

(Atualiza com mais dados)

Ancara, 27 set (EFE).- Um total de 17 refugiados sírios morreram neste domingo depois que seu bote afundou em águas turcas do mar Egeu quando tentavam chegar à ilha grega de Cos, informaram as autoridades turcas.

A lancha de oito metros de comprimento com 37 pessoas a bordo naufragou pouco depois de partir das proximidades da cidade turística de Bodrum, segundo disse à imprensa Amir Çiçek, governador da província de Mugla, onde fica essa cidade.

A Guarda-Costeira turca conseguiu recuperar 17 corpos, enquanto 20 sobreviventes conseguiram se salvar ao chegar nadando à ilha turca de Çavusadasi mas não puderam fazer nada por 17 refugiados, cujos corpos foram retirados das águas.

Segundo a agência de notícias “Dogan”, as vítimas se afogaram ao ficarem presas dentro da cabine da embarcação, enquanto os sobreviventes, que estavam na parte de cima e contavam com salva-vidas, se jogaram na água e alcançaram terra firme.

“Trinta e sete pessoas subiram em uma embarcação de oito metros de comprimento. A Guarda Costeira recuperou 20 pessoas e encontrou os corpos de 17”, garantiu Çiçek.

O governador disse em um primeiro momento que a embarcação se dirigia à próxima ilha grega de Kos, mas o testemunho dos sobreviventes indica que o destino era a ilha de Leros, situada a mais de 40 quilômetros do litoral turca.

Ontem, a Guarda Costeira turca interceptou duas embarcações com um total de 31 refugiados sírios e afegãos que se dirigiam a Kos, cerca de cinco quilômetros da Turquia.

Neste ano, a Guarda Costeira turca recuperou mais de 53 mil pessoas, embora não pôde evitar que outras 274 morressem tentando chegar à Grécia, segundo o jornal “Sabah”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.