Naufrágios deixam pelo menos 5 pessoas desaparecidas perto de ilhas gregas

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2015 08h58

Atenas, 12 set (EFE).- Cinco pessoas, quatro delas menores, desapareceram na manhã deste sábado no naufrágio de duas embarcações com migrantes e refugiados perto das ilhas gregas de Samos e Lesbos, no Egeu oriental.

Segundo a guarda litorânea, uma das embarcações, um bote de plástico, afundou nos arredores de Samos, e por enquanto foi possível resgatar 24 pessoas ilesas, mas quatro menores permanecem desaparecidos.

Desde o começo da manhã se encontram no local do acidente três navios da guarda litorânea e um helicóptero.

Em outro incidente, ocorrido ao leste da ilha de Lesbos, uma embarcação da Frontex conseguiu salvar 32 migrantes, cujo bote tinha naufragado.

Segundo seus testemunhos, a bordo se encontrava também um jovem de 20 anos que ainda não apareceu, razão pela qual a operação de resgate segue em curso.

Enquanto isso, nesta madrugada chegaram 2.493 migrantes e refugiados ao porto de Pireu a bordo do navio Eleftherios Venizelos, procedentes de Lesbos.

Nos últimos dias a ilha de Lesbos, a que maior afluência de pessoas viu chegar em julho e agosto, começou a recuperar certa normalidade com o funcionamento de um centro de registro para os refugiados.

Nas semanas passadas a situação tinha sido especialmente caótica pela aglomeração de milhares de pessoas que esperavam para ser registradas e poder embarcar rumo à plataforma continental grega, de onde continuam viagem em direção ao norte da Europa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.