Navio chinês volta a detectar sinal em área onde se procura o avião malaio

  • Por Agencia EFE
  • 06/04/2014 01h25

Sydney (Austrália), 6 abr (EFE) – Um navio chinês voltou a detectar um sinal eletrônico com uma frequência de 37,5 kHz por segundo em uma área do oceano Índico onde se procura o avião malaio desaparecido no dia 8 de março com 239 pessoas, anunciou neste domingo a Austrália.

“Este é um acontecimento importante e promissor”, disse o diretor do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, o australiano Angus Houston, em entrevista coletiva.

O novo sinal foi captado a cerca de dois quilômetros de onde o navio chinês Haixun 01 registrou a primeira emissão, que foi a uma latitude de 25 graus sul e uma longitude de 101 graus leste.

Houston explicou que o primeiro sinal durou apenas alguns instantes, por isso que o Haixun 01 ficou na zona e registrou um novo sinal acústico que se prolongou por cerca de 90 segundos.

“Temos que investigá-lo (…), é algo que leva tempo. Estamos em uma área de grande profundidade marinha”, detalhou o militar australiano.

O analista indicou que a embarcação australiana Ocean Shield é o mais especializado de todos os que estão na área para investigar este sinal, devido aos equipamentos que leva a bordo, entre eles um localizador de caixas-pretas.

Por enquanto, a operação internacional não tem nenhuma prova que os sinais captados pelo Haixun 01 pertencem ao avião desaparecido.

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas rumo a Pequim na madrugada do dia 8 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos após decolar. Desde então não se encontrou destroço algum. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.