Nazarbayev aceita candidatura para responder a desafios da crise

  • Por Agencia EFE
  • 11/03/2015 11h54
  • BlueSky

Astana, 11 mar (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, aceitou nesta quarta-feira ser o candidato de seu partido, Nur Otan, às eleições do dia 26 de abril “com o único propósito de apresentar novos e complexos objetivos aos quais dar resposta” em um contexto de crise econômica mundial.

Nazarbayev foi eleito hoje por unanimidade como candidato presidencial pelos 1.200 delegados participantes do congresso do partido realizado na capital da república centro-asiática.

Os delegados ressaltaram que elegeram um líder “sábio e forte” como candidato. Nazarbayev governa o Cazaquistão desde que o país se declarou independente da antiga União Soviética em 1991.

Segundo especialistas em temas eleitorais e analistas políticos, o presidente tem muitas chances de se reeleger no cargo.

O analista cazaque Dosym Satpayev argumentou em entrevista por telefone à Agência Efe que nenhum outro candidato terá possibilidades de ganhar as eleições presidenciais.

“Muitos cazaques veem que hoje não há alternativa melhor. Consideram o presidente um fiador da estabilidade econômica e política. Muitas minorias étnicas do Cazaquistão apoiam o chefe de Estado como fiador da estabilidade interétnica”, explicou Satpayev.

No entanto, os resultados das eleições não são tão relevantes para este analista político como o que acontecerá depois.

As eleições de abril são para Satpayev a entrada em um novo período no qual o Cazaquistão se preparará para a transferência do poder, já que “qualquer presidente deve entender que é necessário criar essa estrutura (…) que permita manter a estabilidade na sociedade depois dele”.

Nazarbayev realizou diferentes medidas em nível nacional e internacional em relação aos recentes problemas econômicos e políticos, e especialmente quanto à crise na Ucrânia.

No dia 14 de fevereiro, a Assembleia do Cazaquistão apresentou uma iniciativa para convocar eleições presidenciais antecipadas em 2015.

A piora da crise econômica mundial foi um dos motivos a favor da antecipação eleitoral. Os analistas esperam que em 2016 a crise chegue a seu limite, motivo pelo qual não era desejável realizar o pleito no ano que vem, como estava previsto.

Em 25 de fevereiro, Nazarbayev convocou as eleições para 26 de abril. As últimas eleições presidenciais no Cazaquistão aconteceram no dia 3 de abril de 2011, nas quais Nazarbayev se elegeu com 95,55% dos votos.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.