Negociação nuclear com Irã ainda enfrenta grandes lacunas, segundo EUA

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2014 07h16
  • BlueSky

Viena, 13 jul (EFE).- Os esforços para fechar um acordo que garanta que o Irã não pode fabricar uma arma atômica devem superar ainda “diferenças muito significativas”, como reconheceu hoje em Viena o secretário de Estado americano, John Kerry.

“Obviamente, ainda temos diferenças muito significativas, portanto precisamos ver se podemos progredir”, declarou Kerry à imprensa antes de começar uma série de contatos com as outras grandes potências implicadas na negociação para conseguir um acordo global antes do dia 20 de julho.

“Tenho muito interesse nestas grandes e substanciais reuniões e conversas”, disse Kelly, que se encontrará hoje em Viena com os ministros de Assuntos Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier; França, Laurent Fabius; Reino Unido; Willian Hague; e do Irã, Mohammed Yavad Zarif.

“Este é um assunto muito importante, essencial para assegurar que o Irã não vai desenvolver uma arma nuclear e que seu programa (atômico) é pacífico”, ressaltou o responsável da política externa da Casa Branca.

Kerry disse que esse é o objetivo destas reuniões e acredita que “se possam fazer progressos”.

O encontro dos ministros das Relações Exteriores pretende impulsionar as conversas sobre questões nucleares com o Irã, quando falta uma semana para que vença a data limite que as grandes potências e o Irã determinaram em novembro do ano passado para concluir um acordo.

Quando esse roteiro foi fixado, as duas partes deixaram aberta a possibilidade de prorrogar a data. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo