Negociações de paz afastaram ainda mais palestinos e israelenses, segundo OLP
Ramala (Cisjordânia), 7 abr (EFE).- O atual processo negociador não conseguiu aproximar as posições entre palestinos e israelenses, inclusive ampliou dramaticamente as diferenças entre ambos os lados, disse nesta segunda-feira Muhamad Shatayed, membro da direção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
Em entrevista coletiva concedida em Ramala, o dirigente afirmou que as portas para negociações permanecem abertas, mas que a decisão da Autoridade Nacional Palestina (ANP) de rubricar a adesão a 15 tratados e organismos internacionais é um passo “irreversível”.
“A questão não é só a libertação de prisioneiros ou a extensão das conversas. Ampliou-se as diferença em temas fundamentais como os refugiados, Jerusalém, as fronteiras e a presença militar israelense” na Cisjordânia ocupada.
Shatayed acredita que o diálogo “já não caminha pelo mesmo caminho que antes”, e que além da libertação dos presos prometidos, os palestinos exigem que os israelenses interrompam a construção das colônias em território ocupado e mostre “o mapa de Israel” para falar das fronteiras. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.